Carros Elétricos/Híbridos - Um pouco da historia

Hoje iremos falar um pouco sobre os carros híbridos/elétricos. Uma nova e velha tecnologia que vem ganhando espaço no mercado automotivo.

Toyoto Prius R$126.600, á vista

" Quem quiser dar um passo a mais para ter um carro mais ecologicamente correto, teria que ir atrás de um veículo com motorização híbrida ou até mesmo um elétrico. No entanto, isso não é tão simples no Brasil. Como o governo não dá grandes incentivos como em outros países, a conta não fecha para as fabricantes, que tem duas escolhas: Trazer o automóvel por um preço alto ou, como muitos fizeram, desistir. " 

Link:http://carros.ig.com.br/2016-11-01/carros-eletricos-hibridos.html 

De fato esses carros são ajudas de muitíssima importância no nosso combate contra gases poluentes e desgaste de recursos limitados como o petróleo. Que é o principal responsável pelo desenvolvimento de combustíveis como Gasolina e Diesel. Porém, ainda aqui no nosso país este meio de locomoção não esta acessível para a grande maioria, com pressos extraordinariamente autos e inacessível. Talvez, com incentivo do governo futuramente possamos aderir a essa tecnologia. 


" Apesar de parecer que a ideia dos elétricos é algo extremamente moderna, na verdade, os primeiros modelos foram apresentados em meados de 1880. Na virada do século XIX para o XX. "

" Um veículo elétrico vai poluir mais ou menos com relação a um automóvel convencional dependendo da origem da energia que o alimenta durante a recarga. Se a energia que chega na tomada que o recarrega for gerada por uma usina a carvão ou petróleo a poluição gerada não será muito diferente da de um motor convencional. Já se for gerada por usinas hidroelétricas ou a gás natural o impacto poderá ser menor. Agora se for gerada por fontes renováveis - como eólica, solar ou até mesmo nuclear - as emissões de gases serão muito menores que as de um veículo convencional. "


O carro elétrico continua sendo uma alternativa importante no combate contra a poluição, porém, como dito no texto acima, não adiantara usar um carro elétrico se sua fonte de energia ainda for gerado por usinas que utilizem de petróleo e carvão, pois alem de continuar com a mesma proporção de poluição, não ajudara a diminuir o gastos de recursos naturais e nem os protegerem de se extinguirem. 


Autor: Ronilson Conceição da Costa. 1º semestre engenharia elétrica.

Comentários